quarta-feira, 21 de maio de 2008

Questões ambientais na África




Dentre alguns problemas ambientais africanos, podemos citar a desertificação, a fome, a questão da seca, a pobreza, a extinção de animais, entre outros.
Por causa da desertificação e da degradação ambiental, especialistas nesse assunto fizeram uma aliança para combatê-las.A aliança foi nomeada de TerrÁfrica, formada pelos governos africanos, o Banco Mundial, e a Convenção da ONU.
A degradação é uma das principais causas da fome, logo a TerrÁfrica é um dos métodos atuais para se tratar da degradação ambiental e a desertificação dos solos, sucessivamente aumentando a produção de alimentos no continente africano e reduzindo a fome, que por esses e outros motivos vem se alastrando cada vez mais.
A seca, também é um problema preocupante, pois não há como plantar e produzir, nem praticar a pecuária, entre outros.
Saahel é uma região que se situa entre o deserto do Sahara e as terras mais férteis do sul.Essa é uma região denominada por uma vegetação de savana. Seus índices pluviométricos entre 150 e 500 mm por ano, mas nem por isso sua agricultura é fraca, pois essa área é protegida pela “cintura verde” que é constituída por uma flora bastante diversificada e que não é utilizada pelo homem, com isso fazendo com que o Sahel tenha uma maravilhosa flora, uma das poucas regiões que se salva da seca.
Outro problema que muito afeta o continente é a fome, que é causada também, pelos diversos fatores citados acima. Por isso, o programa mundial de alimentação da ONU criticou a falta de vontade para combater a fome da África, que equivale a um número de mais de 38 milhões de pessoas. Já foi constatado que as nações não compreendem a gravidade do problema. Foi feito um apelo para que outros países ajudassem, porém, dinheiro não é o único problema, pois, além da violência e a fome andarem de mãos dadas, a falta de comida é conseqüência, principalmente, da política local, ou seja, devem-se usar meios políticos para acabar com ela. A fome é conseqüência também da pobreza, que está presente em quase todo o continente africano, e uma das suas principais causas foi a colonização dos Europeus. Até hoje, são travadas muitas guerras, entre povos diferentes, por um mesmo território.
Vale ressaltar também, a questão da extinção de animais, que é causada também, pela caça desordenada de animais, degradação dos solos e, conseqüentemente, do habitat da fauna africana.
Como se pode perceber, um problema ambiental leva ao outro, então cria-se uma bola de neve que não para de crescer, causando essa desarmonia que existe no continente.
Por: Fernanda Costa e Evelyn Santos


9 comentários:

Everton Moura disse...

muito bom o texto, foi muito útil pro meu trabalho escolar :)

Dinna disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
André Bertozzo disse...

Parabens muito bom seu adorei, ficou otimo no meu trabalho no power point vlw

jade disse...

adorei o seu texto ta de parabens ele foi o unico texto que eu encontei resumido tudo q eu qria para o meu trabalho

maria rodrogues disse...

isso ai valeu a pena ajudou no meu trabalho!! obrigada..

Unknown disse...

Ótimo texto, resumido e conteudista ! :D

Unknown disse...

Muito bom.
Ajudou bastante no meu trabalho

Unknown disse...

achei legal

Unknown disse...

💚